Actualidade

Vong Hin Fai e Tong Io Cheng nomeados deputados

O advogado Vong Hin Fai foi nomeado deputado pelo Chefe do Executivo. Já tinha sido deputado nomeado na legislatura 2001-2005 e 2009-2013.

Vong Hin Fai foi aluno do primeiro Curso de Direito da então Universidade da Ásia Oriental, que se iniciou em 1988. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Povo da China, foi docente na licenciatura em Direito em Língua Chinesa da Universidade de Macau, curso que se iniciou em 28 de Outubro de 1996, de que foi o primeiro coordenador.

Ainda estudante publicou em 1992 o livro «Estrutura Política e Fontes de Direito do Território».

Participou na interpretação-tradução de várias obras de direito: «Introdução ao Estudo do Direito» de autoria do Professor João Castro Mendes, «Fundamentos da Constituição» de autoria dos Professores J. J. Gomes Canotilho e Vital Moreira e «Teoria Geral do Direito Civil» de autoria do Professor Orlando de Carvalho. Participou na anotação ao Código do Procedimento Administrativo.

Foi tradutor do Gabinete para a Tradução Jurídica entre 1989 e 1993.

É membro fundador da «Associação de Estudos de Direito, Administração Pública e Tradução de Macau – ADAT», cuja constituição remonta a 1995.

Foi mandatário do Chefe do Executivo Chui Sai On, quando, em 2009, se candidatou a Chefe do Executivo.

O Professor Tong Io Cheng, que se licenciou no curso em português da Faculdade de Direito de Macau, foi, também, nomeado deputado pelo Chefe do Executivo. É vice-director da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Já tinha sido deputado nomeado na legislatura 2009-2013.

Professor de Teoria Geral do Direito Civil na licenciatura em Direito em Língua Chinesa da Universidade de Macau, é Mestre em Direito pela University of Zhong San e Doutorado em Direito Civil e Comercial pela Academia Chinesa de Ciências Sociais.

É membro do Conselho Consultivo da Reforma Jurídica.

07/10/2013