Actualidade

Vinte e cinco anos de docência no Curso de Direito

O ano lectivo de 2013 coincide com o vigésimo quinto aniversário do Curso de Direito em Macau. O Curso de Direito teve início em 1988, na então Universidade da Ásia Oriental.

A Professora Cândida Pires, que nos dois primeiros anos leccionou a cadeira de Sistemas Jurídicos Comparados e, desde então até à actualidade, lecciona as cadeiras de Direito Processual Civil no Curso de Direito em Língua Portuguesa da Faculdade de Direito da Universidade de Macau (FDUM), é a única professora que se mantém a leccionar desde o início do Curso, no ano lectivo de 1988/89.

No início do corrente ano lectivo, o Professor Teixeira Garcia, Sub-Director da Faculdade e Professor de Direito Comercial, convidou a Professora Cândida Pires para, no passado dia 16 de Setembro, dar uma aula de abertura do novo ano académico.

A sessão decorreu no Auditório II da Biblioteca Internacional da Universidade de Macau. Estiveram presentes, para além dos restantes docentes, o Professor Teixeira Garcia que abriu a sessão, o Vice-Reitor da Universidade, Professor Doutor Rui Martins, o Director da Faculdade de Direito, Professor John Mo, os actuais alunos e grande parte dos ex-alunos do Curso de Direito da FDUM.

Mário Cardoso, um dos primeiros dezassete licenciados e que foi aluno do Curso de Direito que se iniciou em 1988, recordou a docência da Professora Cândida Pires.

A comunicação da Professora Cândida Pires, intitulada «O Pioneiro Ensino Superior do Direito em Macau. Memórias de um Quarto de Século», consistiu numa breve resenha da «história» do Curso de Direito, tendo a professora terminado a encorajar os alunos a dedicarem-se de alma e coração ao estudo da ciência do Direito.

Uma iniciativa feliz, comemorativa dos vinte e cinco anos do ensino superior do Direito em Macau, e uma homenagem/surpresa à Professora Cândida Pires, que na oportunidade foi agraciada pela Reitoria com a medalha de prata da Universidade de Macau.

24/10/2013