Actualidade

Livro de Francisco Gonçalves Pereira apresentado em Macau

livroFoi apresentada, dia 15 de Novembro de 2013, a tradução chinesa do livro «Portugal, a China e a ‘Questão de Macau’», de Francisco Gonçalves Pereira, uma edição do Instituto Português do Oriente com o apoio da Fundação Macau. A versão portuguesa do livro foi editada, em 1995, pelo IPOR.

O lançamento do livro decorreu na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau e coincidiu com o décimo aniversário do falecimento do autor. Usaram da palavra o representante do IPOR, o presidente da Associação dos Advogados de Macau, Neto Valente, Alexandre Rosa, amigo do autor, Vong Hin Fai, advogado e deputado nomeado à Assembleia Legislativa de Macau, e o neto de Francisco Gonçalves Pereira.

Vong Hin Fai, aluno do primeiro curso de direito, que se iniciou em 1988, da então Universidade da Ásia Oriental e um dos sócios do escritório de advocacia de Francisco Gonçalves Pereira, fez referência a um artigo denominado «The Political Status and Government Institutions of Macao», de autoria de Rui Afonso e Francisco Gonçalves Pereira, publicado em 1986, que estudou durante as aulas de Ciência Política ministradas pelo professor Vitalino Canas.

No lançamento do livro estiveram presentes muitas pessoas, por exemplo, os professores da Faculdade de Direito da Universidade de Macau Manuel Trigo e Luís Pessanha, Óscar Vieira, que exerceu advocacia no escritório de Francisco Gonçalves Pereira, Paula Ling, sócia do escritório de Francisco Gonçalves Pereira, Nuno Pereira, que lecciona na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, alunos do primeiro curso de direito da então Universidade da Ásia Oriental, e Carlos Veiga, aluno do segundo curso.

O livro de autoria de Francisco Gonçalves Pereira denominado «Accommodating Diversity: The People’s Republic of China and the Question of Macau (1949 – 1999)», apresentado em Lisboa dia 2 de Dezembro de 2013 e editado pelo Centro Científico e Cultural de Macau, resulta da tese de doutoramento que o autor se encontrava a preparar na London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres.

lancamento livro 1

Vong Hin Fai

16/12/2013