Actualidade

Jorge Carlos Fonseca visita Angola

Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde, iniciou, dia 3 de Novembro de 2013, uma visita de Estado de três dias a Angola.

Teve um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola e dia 4 de Novembro visitou o Memorial António Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola a partir de 11 de Novembro de 1975, onde depositou uma coroa de flores e assinou o livro de honra.

Tem um encontro com José Eduardo dos Santos, presidente angolano e vai discursar na Assembleia Nacional.

O Presidente de Cabo Verde vai apresentar uma comunicação na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Tem ainda agendada uma deslocação à cidade do Kilamba onde vai inaugurar a rua Aristides Pereira, primeiro presidente da república de Cabo Verde. Amílcar Cabral e Aristides Pereira fundaram, em 1956, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com o objectivo de alcançar a independência de Cabo Verde e da Guiné, colónias portuguesas até 1975.

A comitiva do presidente de Cabo Verde integra vários empresários cabo-verdianos que manterão encontros com empresários angolanos, com o intuito de dinamizar a cooperação económica em diversos sectores de actividade.

Em declarações à Televisão de Cabo Verde antes de partir para Angola, o presidente de Cabo Verde referiu esperar «um reforço ao mais alto nível do diálogo político e das relações políticas e um alargamento da cooperação económica, empresarial, financeira entre Angola e Cabo Verde, dois países irmãos, dois países amigos e que têm tudo para se entenderem ao mais alto nível. Esta é a visita de um Chefe de Estado a Angola, a convite do presidente Eduardo dos Santos e portanto isso representa um diálogo político de cooperação e de amizade ao mais alto nível estabelecido entre os dois países».

Jorge Fonseca foi professor de «Introdução ao Estudo do Direito», nos anos lectivos de 1988/1989 e 1989/1990, do Curso de Direito da Universidade da Ásia Oriental, posteriormente Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Jorge Fonseca esteve no lançamento do Curso de Direito de Macau que se iniciou em 1988 e foi um dos coordenadores residentes do Curso. A coordenação científica foi da responsabilidade do Professor Doutor Oliveira Ascensão da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

4/11/2013