Actualidade

Apresentada revista Daxiyangguo

Revista DaXiYangGuo Foi apresentada, em Macau, dia 11/6/2002, a revista «DaXiYangGuo» – Revista Portuguesa de Estudos Asiáticos, publicação do Instituto Português do Oriente um departamento do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A revista, patrocinada pela Fundação Jorge Álvares, pretende ser percursora da «Ta-ssi-yang-kuo», o título é modernizado, surgida há cerca de 140 anos, que abordava assuntos da vida macaense e da história e da cultura chinesa. Entre 1899 e 1909 a revista viria a ser, novamente, editada em Lisboa por J. F. Marques Pereira, filho do editor da revista original, A. F. Marques Pereira. O título «Ta-ssi-yang-kuo» corresponde ao termo chinês usado oficialmente até 1928 para designar Portugal: «O Grande Reino do Mar do Ocidente».

A revista, semestral,foi apresentada pelo Director Professor António Vasconcelos de Saldanha, investigador da história diplomática de Macau, no Instituto Internacional de Macau e contará com trabalhos apresentados em conferências organizadas pelo referido Instituto. O Conselho de Administração é constituído pelos professores Narana Coissoró, presente no lançamento, Óscar Soares Barata e António Vasconcelos de Saldanha.

A Professora Paula Escarameia, que leccionou a cadeira de Direito Internacional Público Geral e Regional, no Curso de Direito da Universidade de Macau, no ano lectivo 1989/1990, participa, neste primeiro número, com um artigo denominado «Aspectos Jurídicos do Envolvimento da ONU no caso de Timor».

O número 1 do 1.o volume inclui os seguintes artigos: «Daxiyanguo – O reino do Grande Mar do Oriente», de Jin Guo Po; «Indias`s Role in the International Community» de Surjit Mansingh; «An Experimental Life: Mahatma Gandhi`s ´Authobiography` Today», de Sunil Khilani; «The Degree of China`s Integration Into International Society», de Michael Yahuda; «The Role and Development of Democratic Elites in PRC», de Yin Bao-Yun; «A RPC na Cena Internacional: o Contexto da Ásia Pacífico», de Heitor Romana; «Perspectivas Jurídicas e Políticas no Estudo da Questão de Timor», de António Vasconcelos de Saldanha; «A iniciativa Gorada de Franco Nogueira para o Estabelecimento de Relações entre Portugal e a China Continental em 1964», de Moisés da Silva Fernandes; «The Development of Economic Relations between China and the various States of Europe since 1978», de Markus Taube e «A Jurisdição portuguesa perante os crimes dos indonésios», de João Manuel da Silva Miguel.

11/6/2002