Actualidade

ADAT lança revista comemorativa dos 15 anos

revista_adatA «Associação de Estudos de Direito, Administração e Tradução de Macau – ADAT» publicou uma revista assinalando o 15.º aniversário. A ADAT foi constituída em 1995 e a sua génese remonta ao Curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Os primeiros colegas que se licenciaram em 1993 decidiram constituir uma Associação de antigos estudantes tendo-se ponderado se a Associação se devia restringir aos licenciados pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Houve colegas que consideraram ser necessária uma Associação que abrangesse, para além de juristas, licenciados em administração e tradução. Deste facto surgiu a ADAT de cujos corpos gerentes faziam e fazem parte vários ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Desde a sua constituição tem mantido uma actividade regular tendo realizado, por exemplo, muitas palestras e seminários sobre temas jurídicos. Destacamos a publicação, em chinês, do Código de Procedimento Administrativo anotado por seis membros da ADAT e uma conferência, em 1999 antes da transição, na área do direito administrativo, em que participaram o professor Wu Jian Fan, legislador da Lei Básica, já falecido, o professor Vitalino Canas, que foi docente da Faculdade de Direito de Macau, e Fernanda Maçãs.

A revista comemorativa que foi publicada tem várias secções que assinalam a história da ADAT durante 15 anos: «História da Associação», «Estatutos», «Lista dos corpos gerentes desde a constituição da ADAT», «Actividades realizadas pela ADAT ao longo de 15 anos» e «Colecção de teses».

O primeiro Presidente da Direcção da ADAT foi Vong Hin Fai, aluno do primeiro Curso de Direito que se iniciou em 1988 na então Universidade da Ásia Oriental, presentemente advogado e deputado nomeado à Assembleia Legislativa e o actual Presidente da Direcção é Chou Kam Chon, docente do Curso de Direito em língua chinesa da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

31/1/2011